Hoje, comemora-se o Dia Internacional do Ponto. Neste sentido, as bibliotecas escolares marcaram o ponto de partida para um ano cheio de leituras e atividades lançando o desafio de comemoração do Dia Internacional do Ponto. As turmas do pré-escolar, 1.º ciclo e 5.º ano foram desafiadas a desenvolver atividades diversas, cujo resultado será exposto no Dia das Bibliotecas Escolares, a 24 de outubro.
Dia 15 de setembro é a data do aniversário da primeira edição do best-seller O ponto (em inglês: The Dot), da autoria do ilustrador norte-americano Peter H. Reynolds.
Em 2009, um grupo de educadores passou a comemorar a data como o Dia Internacional do Ponto – um dia especialmente destinado a que os alunos de diversos níveis de ensino explorem histórias de coragem, criatividade e autoestima.
O Ponto conta a história de uma professora que encoraja uma aluna relutante, de maneira surpreendentemente criativa. No livro de Reynolds, a professora desafia a resistente Vera, que diz não saber desenhar, a “fazer a sua marca”. O processo da menina inicia-se com um simples ponto num pedaço de papel. Encorajada pela professora, ela inicia uma jornada de autoconhecimento, que faz a sua criatividade aflorar e, por fim, inspirar os demais colegas.
Sem comentários:
Enviar um comentário