No âmbito da formação de utilizadores, os alunos do 5ºAno, da Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo conheceram as zonas funcionais, os serviços, as regras de funcionamento da biblioteca, o que são as cotas dos livros e como é que a biblioteca está organizada. A seguir, os alunos do 5ºA ouviram a história de Nadav, um menino que pensou numa solução para um mundo melhor: destruir o muro que existia entre dois países. Um menino que nos transmite a mensagem de que todos juntos podemos escolher o caminho da alegria e da paz, sem muros de ódio a separar-nos de quem vive no país vizinho. Um livro que nos mostra a resiliência e sabedoria das crianças, a sua criatividade e o poder da sua voz!
Com as turmas do 5ºB e D também falámos do MIBE e aprendemos através da história "Soy un punto", de Giancarlo Macrì que juntos conseguimos fazer muitas coisas. Uma história de solidariedade, amizade e integração. Um livro que nos mostra a aventura de um grupo de pontos brancos e outro grupo de pontos negros que se encontram para construir um mundo melhor. Durante as sessões também lemos uma ilustração de Pedro Seromenho: “Se eu mandasse as armas só disparariam coisas que eu gostasse”. Ouvimos muitas palavras que gostámos: amor, amizade, família, comida, livros...
Terminámos com os alunos do 5ºC. O livro “Tudo é possível”, de Kobi Yamada mostrou-nos a possibilidade que cada um tem de superar os seus maiores sonhos e de alcançar os seus objetivos. Podemos cair e falhar, mas quando nos levantamos estremos um bocadinho mais fortes. Sessões gratificantes com alunos interessados e atentos.
Carla Tavares
Sem comentários:
Enviar um comentário